Entenda, antes de tudo, que o financiamento imobiliário como funciona é um processo que pode se tornar simples se feito com atenção. Então, o essencial é que tenha sempre os seus documentos em mãos para facilitar tudo e agilizar cada uma das suas etapas.
Financiamento imobiliário como funciona?
Para entender o financiamento imobiliário como funciona, deve-se lembrar que este atua igual a um empréstimo. Portanto, uma pessoa irá atrás de instituições para conseguir o valor ideal para a compra de um imovel.
Quando se é aprovado para fechar um contrato, a moradia fica ligada à pessoa. Assim, cabe a ela pagar todas as parcelas sem atrasos. Aliás, é comum que em um financiamento se consiga cerca de 90% do valor da casa ou apartamento.
Escolha do imóvel
Como um dos primeiros passos para o financiamento tem-se a escolha do imóvel. Dessa forma, é preciso que ele siga alguns detalhes essenciais, como:
- deve ser compatível ao planejamento financeiro da pessoa;
- precisa estar de acordo com o valor da entrada.
Análise de crédito
Quando já se tem uma pesquisa sobre o imóvel ativo, é hora de fazer a análise de crédito. Portanto, a pessoa irá enviar todos os seus dados para a instituição a qual pretende pedir o financiamento. É comum que sejam bancos e eles avaliam o perfil de cada cliente.
Inspeção do imóvel
Uma das partes essenciais do financiamento imobiliário como funciona é a inspeção do imóvel pelo banco. Assim, ele irá saber se o local está dentro do valor de mercado. É um ponto importante para todas as negociações quando:
- tem aprovação do financiamento;
- está definido o plano de pagamento.
Atenção as questões jurídicas
É normal que o banco faça uma avaliação de todos os documentos do negócio. Ainda mais quando se tem uma imobiliária envolvida em todo o processo. Aliás, a instituição pode fazer o pedido de novos documentos para que possa dar sequência à compra.
Contrato e o registro
Quando tudo está comprovado e dentro do acordo, é feito o contrato. Dessa forma, todas as partes irão assiná-lo ao final do processo. Depois os próximos passos são do financiado, onde ele irá registrar um imóvel em cartório.
Custos
Deve-se ter atenção ao fato de que registrar documentos em cartório tem certos custos. Portanto, o ideal é se preparar para pagar e evitar problemas indesejados na hora. Assim, existem taxas de transferência e até mesmo impostos.
Imóvel próprio
Quando todas as etapas estão completas, já se considera o imóvel como próprio. Então, a pessoa irá assumir as parcelas e começar a pagá-las, conforme o que está no contrato.
Quais são os tipos de financiamento imobiliário como funciona?
Ao entender o financiamento imobiliário como funciona, deve-se saber que os tipos são SFH e SFI. Afinal, este existe em diferentes mercados e deve-se entender ao máximo a respeito deles. Assim, é melhor optar pelo mais adequado ao seu perfil.
SFH
O Sistema Financeiro de Habitação é uma das opções que mais se usa no Brasil. Dessa forma, tem até mesmo alguns recursos que a pessoa pode usar para a sua liberação:
- FGTS;
- poupança.
As suas maiores características envolvem parcelas que não passam de 30% da renda familiar. Mas, também tem um prazo de quitação de até 35 anos, junto com a chance de usar o FGTS no financiamento imobiliário.
SFI – Sistema Financeiro Imobiliário
Trata-se de uma modalidade para usar sempre que o SFH não for possível. Assim, a sua meta é deixar todas as regras um pouco mais flexíveis. Ela é ideal para imóveis que têm preços mais altos e é mais usado por investidores.
Programa habitacional
Existem até mesmo programas do governo para ajudar na parte do financiamento imobiliário. Por exemplo, tem a opção da Casa Verde e Amarela que auxilia na compra da casa própria quando se tem baixa renda.
Quais os documentos para entender o financiamento imobiliário como funciona?
Para o financiamento imobiliário como funciona, os documentos pedidos são CPF e RG. Assim, estes são comuns de se pedir neste tipo de situação. Aliás, também é bom que esteja com outros em mãos, como:
- identidade;
- comprovante de endereço.
Os comprovantes de estado civil junto com o extrato FGTS podem ser exigidos também. Pode-se pedir outros documentos como certidão negativa de débitos federais. Além disso, também é preciso entregar algo para comprovar a renda nesses casos.
São essas opções que podem ajudar a tornar o financiamento bem mais fácil. Por isso, o ideal é se preparar para evitar qualquer problema com a documentação.
Qual é o prazo de liberação para o financiamento imobiliário como funciona?
Um dos detalhes do financiamento imobiliário como funciona é entender que o prazo de liberação pode demorar. Portanto, o ideal é se preparar para possíveis atrasos por problemas como:
- documentações;
- construção do imóvel se ele não estiver pronto.
O prazo médio se volta para algo em torno de 40 dias para ter o financiamento. Assim, deve-se sempre procurar as melhores instituições e escolher entre os planos de pagamento mais adequados. Dessa forma, torna-se mais fácil ir em busca do sonho da casa própria.
Adquira sua casa própria hoje mesmo! Entre em contato conosco e saiba mais sobre as opções de financiamento imobiliário disponíveis.
Deixe um comentário