Descubra se é realmente preciso sacar o FGTS para adquirir uma moradia própria e quais são as regras para usar o valor do fundo. Além disso, conheça as vantagens de comprar um imóvel pronto com a ajuda desse dinheiro que, aliás, se destina a todo trabalhador CLT.
É preciso sacar o FGTS para comprar imóvel?
Sacar o FGTS pode ser a única opção para alguns trabalhadores conseguirem comprar a sua casa própria, mas nem sempre é necessário. Isso porque, algumas pessoas contam com uma boa reserva financeira.
Devido a esse fator, nem sempre é preciso usar esse dinheiro e pode ser mais interessante deixar esse valor na conta para uma situação de emergência, por exemplo.
O que é o FGTS?
O FGTS é um fundo criado pelo Governo Federal para garantir que o trabalhador tenha uma reserva de dinheiro para usar em casos de necessidade. Assim, o acúmulo de valor ocorre ao longo de sua vida profissional com contribuições feitas pelo empregador.
Quando o trabalhador pode sacar o FGTS?
O trabalhador contratado via CLT pode sacar o valor do Fundo de Garantia em caso de demissão sem justa causa. Além disso, existem mais situações em que este dinheiro auxilia na vida do trabalhador, como:
- na aposentadoria;
- ao comprar um imóvel próprio;
- doenças graves;
- emergências, como uma situação de calamidade pública.
É possível ainda sacar o valor do fundo em casos de aposentadoria. Por fim, o FGTS é formado por depósitos planejados pelos empregadores e corresponde a 8% do salário de cada trabalhador.
Quando usar o FGTS para ter uma moradia própria?
Em geral, existem várias situações voltadas à moradia própria onde o trabalhador pode usar o seu saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Dessa forma, veja alguns detalhes a seguir sobre esses casos.
Compra de imóvel e construção
O trabalhador que deseja comprar ou construir um imóvel residencial pode usar o saldo do FGTS na hora de investir na sua moradia. Logo, é possível usar como entrada de um financiamento como parte do pagamento ou do valor total, a depender do seu fundo.
Quitação de saldo devedor
É possível usar o saldo para quitar ou amortizar uma dívida relativa à moradia em situações contratuais específicas. Para a utilização do FGTS, existem regras e normas baseadas na Resolução do Conselho Monetário Nacional.
Pagamento de prestações
O fundo pode ser usado ainda em até 80% do valor das prestações em 12 meses consecutivos em algumas situações contratuais. Da mesma forma, existem regras que o trabalhador deve atender para conseguir usar o seu FGTS.
Que tipo de imóvel é possível comprar com o FGTS?
Você consegue sacar o FGTS para comprar imóveis que cumpram alguns requisitos. Assim, entre esses, é possível usar o valor do seu fundo para:
- imóvel na planta;
- casa ou apartamento novo;
- imóvel usado que cumpra alguns requisitos do Sistema Financeiro de Habitação.
Para usar o saldo, o trabalhador deve ainda atender todas as condições estipuladas pelo Conselho Curador do FGTS, além do Manual de Moradia Própria de responsabilidade do Agente Operador do FGTS.
Por que sacar o FGTS para comprar imóvel próprio?
Ao sacar o FGTS para a compra de um imóvel, o trabalhador pode ter algumas vantagens, como a redução no valor da entrada. Em suma, existem mais pontos positivos de usar esse saldo, como você pode ver a seguir.
Parcelas reduzidas
Entre as demais vantagens, então, está a diminuição do valor das prestações ou até mesmo a quitação total da moradia. Mas, é ideal conferir antes algumas das dicas essenciais para comprar um imóvel novo.
Além disso, é possível usar o FGTS para a amortização do saldo devedor, desde que o valor total das prestações e o tempo de financiamento cumpram com as normas do Estado.
Como sacar o FGTS para comprar um imóvel?
De modo geral, para sacar o FGTS é preciso providenciar toda a documentação exigida pelas instituições financeiras, em seguida:
- peça a liberação do valor junto à Caixa Econômica Federal ou outro órgão;
- aguarde a análise do pedido;
- receba o valor em sua conta bancária ou na do vendedor do imóvel.
Vale lembrar que o valor máximo que você pode sacar do fundo para a compra de imóveis é de 50% do saldo total. Além disso, existem limites para o custo máximo do imóvel, para que o trabalhador consiga usar seu FGTS.
Quando o trabalhador pode sacar o FGTS para comprar um imóvel?
O trabalhador deve ter no mínimo três anos de trabalho para sacar o FGTS para moradia própria. Da mesma forma, é preciso que:
- casa ou apartamento seja para uso do proprietário;
- não pode ter outra moradia no mesmo local em que pretende adquirir o novo imóvel.
Compensa usar o FGTS para comprar imóvel?
Sacar o FGTS vale a pena sim para comprar o seu imóvel, mas é preciso fazer um bom planejamento e calcular a dívida a longo prazo, além de procurar meios de amortizar o valor dos juros.
Sempre busque ajuda profissional
O ideal é que você busque uma ajuda profissional, a fim de não se complicar com uma dívida de alto valor. Por isso, sempre compre seu imóvel com quem sabe o que faz e tenha experiência no mercado imobiliário.
Procurando por um imóvel? Aproveite o saldo do seu FGTS para adquirir a casa própria! Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais!
Deixe um comentário