Casa Verde e Amarela ou Minha Casa Minha vida, o que é?

Tempo de leitura: 4 min

O seu imóvel está na Remax City

Os melhores imóveis e condições você só encontra aqui.

Casa Verde e Amarela ou Minha Casa Minha vida, o que é?

O programa Casa Verde e Amarela é uma ação do Governo Federal, criada em substituição do Minha Casa, Minha Vida. O projeto coopera com a aquisição de casas ou apartamentos próprios pela população. Conheça todos os detalhes dessa ação.

Do que se trata o programa Casa Verde e Amarela?

Trata-se de um projeto, de assinatura do Governo Federal, para permitir que diversas famílias conquistem sua casa própria. O Casa Verde e Amarela (PCVA), a saber, substituiu o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

Ao passo que sofreu diversas atualizações, para se adequar à realidade da população do país. A primeira delas, por exemplo, é o aumento do limite de renda da família, que passou para 8 mil reais.

O PCVA é o meio concreto de tornar o sonho do imóvel próprio realidade. Tal ação abrange diversas situações, como as famílias que vivem a equilibrar finanças para sustentar um aluguel, bem como jovens que almejam a primeira moradia própria.

casa

O programa Casa Verde e Amarela viabiliza a casa própria para a população via CEF. Imagem de Adalberto Marques/Integração Nacional em Senado.leg.

De que forma o programa Casa Verde e Amarela funciona?

Vale ressaltar, a priori, as diferenças entre o PCVA e o MCMV, a partir da atualização proposta pelo governo. A primeira delas é a reformulação da taxa de juros, em que as variações estão ligadas à faixa de renda do interessado em participar do programa.

A taxa de juros também, a saber, possui vínculo com a localização do imóvel. Isso implica que casas em bairros populares, possuem taxas menores, do que em bairros de classes com renda mais alta.

Outro ponto vital na atualização do MCMV para o PCVA é a modalidade de casa que a ação contempla. No “Minha Casa”, apenas a compra de imóveis novos eram aptos para atender ao programa.

No entanto, o PCVA incluiu reformas de casas, assim como residências originárias de regularização fundiária. Por fim, o financiamento de imóveis também foi incluído na ação. Este, por sua vez, é dividido em três formatos diferentes.

Perfil de pré-requisitos

Para participar do PCVA, a saber, o interessado deve cumprir alguns pré-requisitos. Um deles é a renda familiar de até 8 mil reais, como dito acima. Além disso:

  • ser maior de 18 anos ou emancipado;
  • não possuir imóvel próprio;
  • não ter um financiamento imobiliário ativo;
  • morar ou trabalhar na cidade de interesse na aquisição do imóvel.

Ao atender esses critérios, a pessoa dá o primeiro passo rumo à casa própria. No entanto, é preciso se atentar às modalidades do programa em relação à faixa de renda, assim como os documentos necessários para a inscrição.

Faixas de renda e benefícios

O programa PCVA apresenta 3 modalidades de faixa de renda. A primeira faixa, por sua vez, contempla famílias de renda mensal de até 2400,00 reais. Já a segunda faixa inclui famílias com renda superior a 2400,00 reais, com limite de texto de 4.400,00 reais.

Por fim, a terceira faixa de renda atende rendas a partir de 4.400,00 reais até o limite de 8.000 reais por mês. A taxa de juros, por sua vez, começa com a mais baixa (para a faixa 1), ao passo que os três tipos de renda possuem subsídio para a compra do imóvel.

Como se inscrever para o programa Casa Verde e Amarela?

Se o interessado atende aos pré-requisitos e compreende uma das faixas de renda mensal da família, ele pode se inscrever para participar do programa Casa Verde e Amarela. Para tanto, deve ter em mãos:

  • documento de comprovação de renda;
  • documento de identificação;
  • comprovante de endereço;
  • certidão de nascimento ou estado civil.

A partir desses documentos, a pessoa deve procurar a Caixa Econômica Federal (CEF) e solicitar inscrição no PCVA. Tal banco, a saber, é o responsável por tal programa de habitação. Saiba mais sobre a inscrição com este conteúdo a seguir:

No entanto, vale ressaltar que o interessado pode solicitar o financiamento, por exemplo, direto com a construtora. Isso não elimina a análise de documentos pela CEF. Caso o banco aprove o pedido, basta realizar a assinatura do contrato de imóvel.

Antes, porém, leia com atenção esse documento. No caso de dúvidas, solicite orientação jurídica. E só assine com a segurança de que está ciente do que o contrato prevê.

logo do programa casa verde e amarela

Os benefícios do programa Casa Verde e Amarela são múltiplos. Imagem de FDR em FDR.

Quais as vantagens do programa Casa Verde e Amarela?

Participar do programa Casa Verde e Amarela confere diversas vantagens à população. A primeira delas é a taxa de juros mais baixa, ou seja, que condiz com a realidade econômica de cada família. Outro diferencial é a ampliação do tipo de imóvel aceito no PCVA.

Agora, reformas de casa, bem como regularização fundiária fazem parte do hall de aceite. Além disso, quem possui cotas do FGTS também dispõe de benefícios exclusivos. Por fim, pessoas das regiões Norte e Nordeste têm taxas de juros menores que o padrão.

Vale ressaltar que, com a troca do governo no início deste ano, o PCVA voltou a ser Minha Casa, Minha Vida. No entanto, a estrutura do programa não foi alterada. Pelo contrário, ganhou outras melhorias.

 

Não deixe essa oportunidade passar! Entre em contato agora mesmo e comece a transformar sua vida.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!