
Construção é o nome dado para o processo de execução de uma obra a partir de um projeto até a conclusão da mesma, feito em etapas por profissionais qualificados.
A construção está presente em todo o território nacional, desde casas pequenas até edifícios altos. Para ser bem sucedida demanda profissionais qualificados em todas as etapas, que considerem não apenas as técnicas, como também a segurança na obra.
A construção moderna surgiu onde?
O modo atual de construção surgiu na Palestina, em 8.000 a.C., com uso dos primeiros tijolos para criar três cômodos. Em seguida, em 2000 a.C., a Mesopotâmia fez obras de dois andares e mais adiante, em 2 a.C., os romanos levantaram prédios.
Os profissionais da construção
Assim como dos pedreiros, eletricistas e encanadores, a construção precisa de engenheiro, arquiteto e mestre de obras. São profissionais essenciais para coordenar a obra e garantir que ela seja concluída com sucesso.
Enquanto o arquiteto busca combinar o desejo do cliente com o terreno onde a obra será feita, o engenheiro cuida da infraestrutura, sempre atento à segurança e às normas. Já o mestre de obras guia toda a execução da obra conforme o projeto.
Construção tem planejamento?
Toda construção precisa partir de um planejamento que combine a escolha de uma área com a verba em um projeto. Por isso, a primeira coisa do planejamento é levantar qual o valor disponível para o investimento.
Então, o interessado em construir adquire um terreno dentro da legalidade e em local adequado, faz a terraplanagem se necessária e encomenda um projeto de construção que deve ser levado à prefeitura.

A construção só é liberada se o município conceder o alvará. Foto de Rawpixel do site Freepik.
Etapa do projeto
O projeto de construção é um documento completo composto pelo projeto arquitetônico e pelo projeto estrutural, assim tende a garantir a boa execução da obra.
Diferença entre o projeto arquitetônico e o projeto estrutural
O projeto arquitetônico é um documento feito pelo arquiteto e contém os seguintes desenhos técnicos:
- planta baixa técnica ou humanizada, planta de cobertura;
- cortes verticais das áreas molhadas;
- bem como, mapas elétrico e hidráulico;
- quadro de esquadrias;
- paginação de piso e parede.
Enquanto que o projeto estrutural é feito pelo engenheiro civil, que vai calcular o peso que o solo aguenta, avaliar os materiais ideais para a fundação e a estrutura da obra, além de registrar a quantidade que será usada de cimento e ferro.
A construção tem quantas etapas?
No presente, a construção tem 7 etapas, desde o projeto até os retoques finais na conclusão da obra. Portanto, as fases são todas essas:
- projeto;
- fundação;
- estrutura;
- paredes;
- laje;
- instalação elétrica e hidráulica;
- cobertura;
- acabamento.
É indicado que a construção seja feita por profissionais qualificados para evitar riscos não só aos trabalhadores na obra, como também às pessoas que a frequentarem no futuro.
Fundação
A fundação é a primeira fase da obra na prática, logo após o planejamento. Nela, os pedreiros cavam alguns pontos no solo para criar as bases de sustentação.
Estrutura
A etapa da estrutura equivale ao acréscimo de todos pilares e vigas, responsáveis por manter a união da construção. Enquanto os pedreiros dispõem os pilares em colunas verticais para as futuras paredes, as vigas são colocadas na horizontal onde será o teto.
Paredes
Quando a obra já tem fundação e estrutura, os construtores fazem as paredes, que consistem em blocos maciços, unidos entre eles por encaixe ou por outro material, ligados nas colunas.
Materiais variados
No Brasil, as paredes mais comuns são a de alvenaria, que usa tijolos, a de madeira e a pré-moldada de concreto. Contudo, existem outros materiais, como o vídeo mostra:
https://www.youtube.com/watch?v=n7YYT5IFAEQ&t=2s
Laje
A laje é o que a maioria chama de teto, formada pelas vigas em conjunto com tijolos maiores. Em cima deles os pedreiros colocam uma grossa camada de concreto para, só então, subirem a estrutura do telhado, também com vigas a fim de proteger a construção.
Instalação elétrica e hidráulica
A energia elétrica, bem como a rede hidráulica de uma obra, abrange paredes, chão e laje. O eletricista distribui a fiação através do teto e desce pelas paredes até os pontos que constam no projeto. Além disso, cria um aterro, atento à voltagem fornecida na região.
Já o responsável pela distribuição de água verifica os locais das torneiras, chuveiros e privadas para direcionar os canos nas paredes. O fornecimento deve vir da caixa d’água ou direto do cano da rua, mas o despejo deve ir para fossas ou caixas de gordura.
Cobertura
Após a estrutura básica ser concluída, é a vez dos profissionais cobrirem as paredes e o chão com o material escolhido, por exemplo, concreto ou madeira. No caso do primeiro, devem cuidar para deixar a cobertura o mais homogêneo possível.

Na construção, o reboco é feito manualmente ou com o uso de uma máquina. Imagem de Lucas Pezeta do site Pexels.
Acabamento
Por fim, os trabalhadores da obra fazem o acabamento que inclui assentar os revestimentos do lado de dentro e do lado de fora, instalar janelas, portas, boxes, pias, tanques, privadas, espelhos de disjuntores e lâmpadas, além de aplicar massa corrida e pintar.
A construção deve ser entregue em quais condições?
Quando os construtores terminam a obra, convém fazer a limpeza de todos os cômodos, bem como da área exterior. Ou seja, é preciso retirar todos os materiais que sobraram da construção e deixar o local apresentável para surpreender os proprietários.
Além disso, leve um corretor para fazer uma vistoria de imóveis. Onde o mesmo irá verificar se a construção está em bom estado.
Deixe um comentário