
O FGTS é ótimo para acabar com o saldo devedor de algum imóvel. Dessa forma, tem várias maneiras de usá-lo para quitar a dívida e reduzir os problemas com juros. Portanto, basta aproveitar a oportunidade e ter certeza de que vale a pena usar o valor no momento.
FGTS e o saldo devedor
O saldo devedor é o valor de alguma operação financeira contratada e que adiciona juros constantes a um financiamento. Por isso, surgem muitas dúvidas sobre como abater o saldo do seu imóvel e ele pode ser feita de algumas maneiras simples:
- Redução de parcelas;
- Diminuir o valor das prestações.
A amortização de financiamento é um dos meios de conseguir diminuir o saldo. Assim, é possível deixar de pagar os juros e encargos que incidem sobre a quantia.
Redução do número de parcelas
O FGTS pode ser usado para reduzir o número de parcelas restantes para pagar. Contudo, é uma boa opção para quem já consegue pagar tudo de maneira tranquila. Dessa forma, a ideia é só adiantar algumas prestações, mesmo que o preço seja mantido. Assim, com esse dinheiro, dá para abater uma boa parte do saldo.
Valor menor para as próximas 12 parcelas
A ideia é usar o valor do FGTS para reduzir o valor para as próximas 12 prestações a serem pagas. Dessa forma, dá para quitar boa parte das parcelas e até mesmo as que já venceram. Mas, é preciso que não tenha mais de três atrasadas para usar utilidade.
O valor do fundo é dividido em 12 vezes e o resultado corresponde ao preço que dá para reduzir em cada parcela. Dessa forma, tem a capacidade de diminuir até 80% do total a ser pago do saldo devedor.
Quitação do saldo devedor
Um dos primeiros pontos a tomar atenção é a tentativa de quitar a dívida total ou parcial. Assim, é útil para que fique sem pagar por um tempo, graças a antecipação de parcelas. Além disso, usar o FGTS para fazer a quitação, tira os juros feitos no parcelamento.
Quais os requisitos para usar o FGTS
Ao fazer o uso do Fundo de Garantia, é preciso seguir alguns requisitos básicos. Dessa forma, nem sempre será possível utilizá-lo para abater o saldo. Então, deve-se atentar ao que é mais importante para ter acesso a ele:
- Carteira assinada;
- Precisa estar no nome do titular do financiamento imobiliário;
- Só pode ser usado no intervalo de dois anos.
O FGTS pertence à Caixa e qualquer informação pode ser vista pelo contato com as agências. No entanto, é preciso seguir os requisitos para que seja mais fácil de abater o saldo.
Carteira assinada
A carteira assinada é essencial para que consiga ter o seu FGTS. Dessa forma, caso não tenha tido um emprego registrado, não é possível ter direito ao Fundo de Garantia.
FGTS x anos de colaboração em trabalho
Mesmo que não seja consecutivo, precisa ter três anos de colaboração em trabalho. Ou seja, diferentes empresas também contam, o importante é ter a contribuição com algum local.
Sistema Financeiro de Habitação
Esse financiamento de imóvel precisa ser concedido de maneira regular no âmbito do SFH. De outra maneira, não será possível usar o FGTS para lidar com a dívida.
FGTS não pode ter sido usado
O mais importante é que ele ainda não tenha sido usado, ainda mais para comprar um imóvel. Assim, o prazo é de dois a três anos até que possa ter acesso a ele para abater o saldo.

As maneiras de usar o FGTS para abater o saldo devedor são bem fáceis e trazem benefícios. Imagem: de rawpixel.com no Freepik.
Consulta do saldo do FGTS
Para fazer o uso desse dinheiro é essencial que saiba as maneiras de como consultá-lo. Dessa forma, dá para ter uma noção do quanto será ganho e analisar se é uma boa opção para usar no momento. Assim, as maneiras mais práticas de fazer a consultoria são:
- Caixa;
- SMS.
Essas são as maneiras mais fáceis de acessar, mas também existe um aplicativo FGTS. Portanto, basta entrar por ele para conseguir ter todas as informações que precisa sobre o saldo.
Site da Caixa
Uma maneira bem fácil de consultar o valor é por meio do site oficial da Caixa. Assim, basta preencher os dados para ter acesso, mas se for o primeiro contato, é preciso criar conta.
Número do NIS ou CPF
Ao criar uma conta no site, é necessário colocar os dados sobre o número do NIS ou CPF. Portanto, tenha total atenção se é a plataforma oficial para evitar algum problema com suas informações pessoais.
Uso do SMS para consultar o FGTS
Essa função é bem simples, já que só precisa fazer o cadastro de seu número no Internet Banking ou App Caixa. Assim, qualquer informação sobre o saldo do FGTS chega por SMS, direto no celular.
Vantagens de quitar o saldo devedor com o FGTS
O maior benefício que se pode ter com o uso do fundo de garantia, é a redução das parcelas. Dessa forma, significa que o imóvel será quitado com um espaço bem menor de tempo. Contudo, ainda tem outras vantagens que podem ser vistas com ele:
- Ideal para quem está com crise financeira;
- Não paga tarifas por juros.
Usar esse dinheiro pode ser uma ótima oportunidade para muitas pessoas. Por isso, considerar a utilização para abater alguma dívida, pode ser útil para evitar pegar um empréstimo.
Aproveite essa oportunidade e conquiste o imóvel de seus sonhos conosco, é só clicar no botão abaixo.
Deixe um comentário