
Ser um corretor de imóveis pode ser ideal para muitas pessoas nos dias atuais. A profissão traz ótimos benefícios e consegue oferecer qualidade de vida para os trabalhadores. Mas, é preciso ter boa comunicação como parte do perfil da profissão.
Vale a pena ser corretor de imóveis?
Trata-se de uma dúvida muito comum entre as pessoas que conhecem a profissão. Além disso, ainda tem a questão sobre ser autônomo ou trabalhar com uma imobiliária. Portanto, é preciso lembrar que a área tem alguns pontos como:
- Desafios;
- Comissões.
A profissão pode trazer boas recompensas para as pessoas que entram na área. No entanto, é necessário que se organizem ótimas estratégias para lidar com um imóvel. Contudo, tem várias oportunidades para serem aproveitadas e um corretor pode agarrá-las a qualquer momento.
Desafios, altos e baixos dos corretores de imóveis
Um corretor de imóveis precisa lidar com muitos desafios dentro da profissão. Por exemplo, conseguir as vendas e clientes interessados de verdade em comprar ou alugar uma casa. Além disso, também tem grande concorrência com outros colegas de trabalho.
Aprender a divulgar
Entre as melhores maneiras de conseguir clientes, aprender a se divulgar é essencial. Mas, também tem a necessidade de entender o mercado para se posicionar dentro dele. Então, é preciso observar todos os dias já que é uma área muito dinâmica para atuar.
Comissões por vendas do corretor de imóveis
Mesmo dentro de uma imobiliária, o desafio de um corretor de imóveis é o lucro. Ou seja, alguns locais não pagam como em um emprego CLT e tudo depende das vendas. Por isso, antes de ter os primeiros clientes, alguns gastos podem acontecer e não serão remunerados. Dessa forma, é preciso analisar se é um bom momento para se tornar um profissional da área.
Bons rendimentos
Procurar por um local que possa pagar além da comissão pode ser uma boa forma de ter lucro. Contudo, o bônus pelas vendas costumam ser altos o suficiente para atrair mais pessoas para a profissão. Assim, dá para garantir um bom sucesso financeiro com o passar do tempo dentro da área.

Um corretor de imóveis consegue ter vários benefícios e lucros com a profissão. Imagem: de Freepik.
Vantagens de ser um corretor de imóveis
Existem muitos benefícios que a área pode oferecer aos seus trabalhadores. Assim, essas vantagens tendem a ser o ponto alto para que mais pessoas queiram o emprego:
- Autonomia;
- Horário flexível;
- Escolher o local de trabalho.
São muitas vantagens além dessas, mas essas são as principais que merecem a sua atenção. Contudo, também tem o fato de que um corretor de imóveis está sempre em desenvolvimento constante.
Corretor de imóveis x Horários flexíveis
Fazer o seu horário dentro de um emprego é uma grande vantagem para muitas pessoas. Portanto, um profissional autônomo é o que mais consegue atender às necessidades de seu dia a dia. Dessa forma, dá para ter uma qualidade de vida muito maior e aproveitar mais.
Corretores de imóveis precisam criar relacionamentos com os clientes?
Trabalhar como corretor de imóveis permite que se conheça muitas pessoas, ainda mais durante o dia a dia. Então, é ótimo para criar uma rede de relações muito maior e deixar o serviço dinâmico. Portanto, para ficar nessa área, é preciso gostar do contato e conversar.
Ser um corretor de imóveis leva ao crescimento profissional
O trabalho com vendas exige que esse profissional esteja sempre por dentro dos temas atuais. Além disso, é preciso que seja uma pessoa preparada para buscar oportunidades. Então, é ótimo para crescer e aprender novas técnicas, ainda mais por ser um setor muito competitivo.
Escolher o local de trabalho
Um corretor pode escolher onde irá trabalhar, conforme o seu desejo. Por exemplo, há várias opções para que se aproveite e se adapta a elas:
- Consultor de lançamentos imobiliários;
- Vendedor de unidades comerciais.
Também é possível ser um corretor de locações imobiliárias e muitos outros setores. Assim, muitos nichos dentro do mercado podem precisar de um profissional novo para o trabalho.
Como se tornar um corretor de imóveis
Ao saber como ser um corretor é preciso fazer alguns cursos para que possa atuar dentro da área sem ter problemas. Além disso, também tem a necessidade de fazer alguns documentos para atuar no ramo.
Registro no CRECI
O CRECI é um órgão fiscalizador da profissão para impedir um mau exercício dentro da área. Por isso, é preciso se registrar nele e o ideal é procurar uma instituição para se formar que tenha certificação com ele.
Técnico de Transações Imobiliárias
Esse é o curso para quem deseja ser um corretor de imóveis, também conhecido como TTI. Assim, tem apenas duas exigências para que se possa realizá-lo:
- Ter mais de 18 anos;
- Ensino médio completo.
A duração desse curso pode variar entre 4 a 12 meses. Portanto, tudo depende da instituição que escolher para conseguir a formação na área. Depois será possível escolher em qual setor deseja atuar, caso esteja com a documentação pronta.
Seja um corretor de imóveis
Um corretor pode aproveitar várias vantagens dentro da área, mas é preciso se esforçar. Além disso, muitas pessoas perguntam se o quanto ganha um corretor de imóveis vale a pena e para chegar ao sucesso, precisa de:
- Boa performance;
- Verificar a comissão da região em que mora.
Poucos sabem, mas a porcentagem dos ganhos nas comissões da área, é dada pela região conforme o CRECI. Então, elas podem variar entre 5 a 10% para operações de compra, venda e administração de condomínios.
Com a Remax City você possui todo o suporte e treinamento constantes, assim fica mais fácil tornar-se um corretor de elite.
Deixe um comentário