O financiamento imobiliário pode ser quitado de várias formas diferentes. Além disso, também é possível aproveitar de vários benefícios, como reduzir juros. Portanto, basta escolher qual é a opção que atende melhor para financiar uma casa ou apartamento.
Como antecipar um financiamento imobiliário?
Uma prática que se tornou comum é a de comprar um imóvel, assim, é normal que os compradores se atentem, acima de tudo, aos prazos oferecidos para a quitação. Dessa forma, todos que tem o sonho de conseguir uma casa ou apartamento, tem visto vantagens nessa ação, ainda mais que é possível fazer o adiantamento de parcelas com:
- FGTS;
- 13º salário;
- Parcelas fixas;
- Pagamento simultâneo.
Quitar a dívida traz alívio, já que ajuda a reduzir as chances de lidar com os juros. Assim, existem algumas opções que são melhores do que outras e ainda há pontos para se levar em conta, a fim de fazer a escolha certa sobre quais serão mais vantajosas para o seu caso e para atender às suas necessidades.
Como antecipar o financiamento com o 13º salário?
O 13º pode ser essencial para antecipar as parcelas do seu financiamento imobiliário. Dessa forma, o ideal é que não faça outros planos para ele e o use para fazer esse adiantamento. Assim, ele é uma maneira bem assertiva de chegar até a quitação total.
Alguns salários podem ser ótimos para pagar algumas prestações e isso é um grande benefício. Contudo, a redução será feita aos poucos, no entanto, já ajuda a diminuir até um ano, após quatro vezes do uso desse pagamento.
O FGTS serve para adiantar parcelas do financiamento?
Mais uma maneira de reduzir o seu financiamento é com o uso do FGTS. Assim, ao comprar um imóvel novo, dá para abater uma parte do saldo. Contudo, é uma maneira de conseguir que os juros e as taxas dessas prestações saiam de seus boletos.
Lembre-se de algumas regras do FGTS
É preciso ter, no mínimo, três anos de trabalho no regime CLT, mesmo que não seja consecutivo. Além disso, não pode ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH). A casa ou apartamento também precisa ter condições para se morar e estar inscrito no cartório de registro de imóveis.
Como usar as parcelas fixas no financiamento?
Conhecer os seus gastos para saber o quanto precisa pagar sem surpresas ou aumentos repentinos também é útil. Assim, também é uma maneira de deixar esse processo mais rápido e até mesmo prático. Portanto, torna-se mais fácil de planejar e conseguir adiantar algumas prestações do financiamento com o tempo.
O pagamento simultâneo ajuda a adiantar as parcelas do financiamento?
Esse é um método bem popular que consiste em pagar as prestações crescentes e decrescentes. Ou seja, o devedor deve quitar as parcelas que estão para vencer, mas também as últimas do financiamento imobiliário.
Qual é a diferença entre quitar e amortizar no financiamento imobiliário?
Os dois termos são muito usados como se fossem sinônimos, mas eles são bem diferentes um do outro. Assim, cada um tem o seu próprio significado, entenda:
- Amortizar: reduz o saldo do devedor ao fazer o pagamento antecipado;
- Quitação: têm a liquidação antecipada do que foi financiado no passado.
As duas opções são válidas para todos que desejam pagar o seu financiamento de maneira antecipada. Por isso, basta escolher qual é a melhor para si e que trará os maiores benefícios.
Quitar ou amortizar o financiamento imobiliário?
Contar com a amortização de uma dívida pode ser bem mais eficaz do que parece. Assim, ela é capaz de liberar o seu orçamento e evita os riscos de inadimplência, bem como, cobranças de multa e juros. O conceito de antecipar as parcelas é recomendado para quem passa por dificuldade financeira, mas quem está endividado também pode pensar na redução do valor das parcelas.
Quais as vantagens de antecipar o financiamento imobiliário?
Tem grandes benefícios em aproveitar a quitação das suas dívidas do financiamento imobiliário. Assim, além do fato de que as parcelas vão acabar mais cedo, ainda tem outros detalhes para levar em conta.
Redução de juros ao adiantar o pagamento do financiamento
A redução de juros é uma grande vantagem para qualquer devedor. Assim, quitar qualquer dívida com antecedência pode ajudar no controle dessas taxas e da sua vida financeira em geral.
Quais são os problemas que os juros trazem?
Os juros são responsáveis por fazer com que os devedores tenham acréscimos em suas contas. Dessa forma, eles podem ficar mais caros a cada mês e trazer dificuldades financeiras.
Diminui a quantidade de parcelas do financiamento imobiliário
Com a redução das parcelas também é possível fazer com que o tempo para pagar diminua. Por isso, uma dívida que poderia levar anos para ser concluída, pode ter alguns meses a menos.
Quitar o financiamento imobiliário ou investir em novos locais?
A ideia de acabar com o seu financiamento o quanto antes é para ser uma vantagem. Por isso, caso a redução de custos e juros não seja tão grande, por outro lado, investir pode ser uma solução. Contudo, deve-se lembrar que a antecipação também é necessária e há outras formas de fazer como:
- Renda extra;
- Ordem direta ou inversa.
Ter uma renda extra para ajudar a pagar é uma ótima maneira de antecipar o financiamento. Contudo, a ordem direta quita sempre as duas parcelas que estão mais próximas de vencer. Já a inversa, paga-se as prestações que virão por último, no entanto, todas as opções são bem-vindas para conseguir reduzir seus gastos e se livrar o quanto antes dessa dívida.
Conte conosco para te ajudar nesse processo, encontre seu imóvel dos sonhos na Remax City.
Deixe um comentário