
Saber quais os documentos necessários para alugar é o básico ao procurar uma nova locação. Assim, não corra o risco de acabar perdendo o lugar dos sonhos. Já que, se não for rápido, você pode ficar sem um bom negócio.
Ter os documentos em mãos é necessário para formalizar em ambos os lados as obrigações. Em primeiro lugar, o locador busca a segurança no negócio. Para isso, ele acaba pedindo um grande número de papéis.
Esses papéis também trazem o respaldo para que o inquilino não sofra com surpresas. Portanto, ao ver a lista de documentos, tenha em mente que também lhe trará proteção.
Importância dos documentos necessário para alugar
Você tem que entender os motivos que levam aos documentos necessários para alugar. Assim, esses papéis servem para ajudar a comprovar a situação financeira do inquilino. Portanto, dá à segurança de que este terá como arcar com os débitos do aluguel.
O contrato de aluguel, feito com os papéis pedidos, também ajuda a resguardar o inquilino. Afinal, é lá que estão as principais cláusulas, como dada de pagamento, taxas e multas. Por fim, define todos os deveres de ambas as partes.
Outro documento comum e que costuma estar junto ao contrato, é o Termo de Vistoria. Em outras palavras, nele se descreve as condições na qual o imóvel se encontra. Portanto, ele aponta como deve ser entregue a casa no final do contrato.
Dados importantes que estão no contrato de aluguel
Outro ponto dos documentos necessários para alugar são os dados que se colocam no contrato. Portanto, a lista abaixo traz as informações essenciais que devem estar escritas.
- O nome, o endereço e a profissão de ambas as partes;
- O Valor do aluguel e as datas de reajuste;
- A garantia da locação, se será fiador ou depósito caução;
- A Descrição das despesas da parte do inquilino;
- O objetivo de uso do imóvel;
- O Termo de vistoria;
- O Valor da multa no caso de rescisão;
- As Assinaturas, de ambas as partes, reconhecidas em cartório.
Documentos necessários para alugar
A lista de papéis para realizar a locação de um espaço, irá depender do objetivo. Em outras palavras, precisa saber se o aluguel será residencial ou comercial. Em outras palavras, é só organizar ele para evitar surpresas.
A lista de documentos necessários para alugar que será descrita tem os principais papéis. Portanto, poderá existir casos em que alguns deles não sejam necessários. Bem como, casos, onde outros, além desses possam ser pedidos.
No caso da Locação para pessoa física, temos na lista:
- Documento de identidade com foto e o CPF (Caso seja casado, também levar a do Cônjuge);
- Comprovante do estado civil (certidão de casamento; certidão de nascimento entre outros);
- O comprovante de renda dos últimos três meses (de preferência com 3 vezes o valor do aluguel)
- Última declaração do IR e recibos de entrega.
Para a Locação a pessoas jurídicas será preciso do:
- Cartão do CNPJ e inscrição estadual;
- Documento com foto e CPF dos sócios;
- Contrato social e última alteração contratual;
- A última declaração de imposto de renda da empresa;
- O Último balanço e dois últimos balancetes;
- Os últimos 6 DARFs de COFINS com comprovante de pagamento;
- Em alguns casos, documentos que comprovem outros bens, como carro, casas.
Quando é solicitar um Fiador
Você pode encontrar um locador que queira um fiador para fechar o contrato. Nesse sentido, você terá de apresentar alguns papéis do terceiro. Assim, entre os documentos necessários para alugar do fiador, estão:
- Um documento com foto e CPF;
- Comprovante de renda (4 vezes superior ao aluguel);
- Comprovante de residência, pode ser uma conta de luz ou água;
- O registro do imóvel no nome, com matrícula atualizada nos últimos 30 dias.
Por último, se este também morar de aluguel, leve os comprovantes de pagamento dos últimos 3 meses. Assim como, em alguns casos levar também a declaração do Imposto de Renda.
Agora, monte o seu check-list e organize os documentos necessários para alugar numa pasta. Assim, quando aparecer o local dos seus sonhos estará pronto para fechar o contrato.
Deixe um comentário